O uso da vibração colorida é uma poderosa ferramenta para terapia holística na qual a força eletromagnética atuará por meio da aura, dos chakras e dos meridianos para atingir o sistema nervoso central. Esse direcionamento estimulará a produção hormonal que controla o equilíbrio do organismo físico e psicoemocional, auxiliando assim, o processo de reestabelecimento da saúde como um todo. 

O que é cromoterapia?


Define-se Cromoterapia como a ciência que utiliza as cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção, com o objetivo de harmonizá-lo, atuando do nível físico aos mais sutis, entendendo-se que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.

CROMO
– derivado do grego "khrôma“ – Cor

TERAPIA
– Terapheia - Tratamento que busca amenizar ou acabar com os efeitos de uma doença (física, psíquica, motora etc.); terapêutica.

CROMOTERAPIA
– é a prática terapêutica que utiliza as cores para o tratamento de doenças. 

De acordo com essa concepção, todo o efeito sentido no corpo físico tem sua causa, seja no corpo mental, no emocional ou em ambos. Em outras palavras, seu conceito de saúde baseia-se na crença de que os pensamentos destrutivos, os maus sentimentos e os atos nocivos estabelecem tendências nos diferentes planos da existência e, com o tempo, produzem a enfermidade por auto propagação contínua de suas vibrações. Para que o desequilíbrio energético desapareça, tais padrões devem ser substituídos por pensamentos construtivos, sentimentos de amor e alegria, atos de ajuda – fontes da saúde mental, emocional e física.
Considerando, agora, que todo pensamento se expressa em vibrações, cujas cores refletem sua qualidade, chega-se à conclusão de que cada pessoa matiza seu próprio universo com as cores predominantes do seu caráter ou de suas reações emocionais costumeiras.


Para LIMA (2007), aliás, “essa teoria é comprovada em psicologia que, fundamentada na fisiologia da percepção das cores, elaborou diversos testes de personalidades onde são utilizadas técnica de psicodiagnóstico”. Um dos testes mais conhecidos é o das pirâmides coloridas de Pfister, que utilizando 10 cores e 24 matizes revela os diversos aspectos da dinâmica dos afetos, diferenciação emocional, entre outros, a nível consciente, pré-consciente e inconsciente. O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) foi desenvolvido por Marx Pfister em 1946 em Zurique e comunicado nas "Jornadas Suíças de Psicologia", em Lausanne, 1948/49. Em 1951, o teste foi publicado, após sua padronização, por Robert Heiss e Hilldergard Hiltmann, psicólogos alemães da Universidade de Freiburg. É composto, basicamente, por uma folha padrão contendo três pirâmides, com 15 quadrados vazios a serem preenchidos com quadrados coloridos em 24 tonalidades a partir de 10 cores fundamentais: azul, vermelho, verde, violeta, laranja, amarelo, marrom, preto, branco e cinza. LIMA (2007) cita alguns exemplos da relação existente entre os sentimentos, suas irradiações em cores, e desequilíbrios energéticos:  

 • A ira e a cólera, indicadas na aura pela cor vermelho-escura, causam apoplexia (afecção cerebral com privação dos sentidos e do movimento);
• A ambição desenfreada dá a aura um alaranjado sem brilho e provoca reumatismo;
• O orgulho que colore a aura de alaranjado-pardo origina a artrite;
• A cobiça e a inveja conferem à aura uma tonalidade verde-escura com pontos negros e ocasionam o excesso de ácido úrico; •
A falta de entusiasmo e de interesse manifesta-se na aura por uma cor cinza-escura, gera depressões e doenças da pele;
• A falta de ideias se faz representar por um tom vermelho-violeta sem brilho, expressando-se em forma de melancolia e tristeza, causa de problemas respiratórios. 

Benefícios da Cromoterapia

A cromoterapia, por intermédio das cores, procura estabelecer e restaurar o equilíbrio físico e energético, promovendo a harmonia entre corpo, mente e emoções, pois o desvio da energia vibratória do corpo é responsável por desencadear patologias. Pode ser trabalhada de diferentes formas: por contato, por visualização, com auxílio de instrumentos, com cabines de luz, com luz polarizada, por meditação.
Entre as possibilidades terapêuticas utilizadas pelos profissionais de saúde, a cromoterapia se enquadra como um recurso, associado ou não a outras modalidades (geoterapia, reflexologia, aromaterapia, imposição de mãos etc.), demonstrando resultados satisfatórios.

VERMELHO

Revigora o sangue, a circulação e a saúde em geral; melhora a atividade sexual em caso de impotência ou frigidez; bom para eliminar a anemia, a hipotensão, a fraqueza orgânica; estimula a disposição, a vivacidade e a vitalidade. Indicado para letargia, apatia, passividade, preguiça, depressão, indisposição, desvitalização, desmotivação; promove a segurança pessoal e a luta pela sobrevivência, tanto afetiva quanto profissional; desenvolve a praticidade, a objetividade, a individualidade, a coragem e a realização dos ideais de vida.

Não utilize a luz artificial ou a água solarizada com a cor vermelha quando estiver ansioso, nervoso, histérico, desesperado, impaciente, raivoso, rancoroso, vingativo, possessivo, ciumento. Também, em casos de má circulação, coágulo, derrame, cardiopatia, hemorragia, menstruação, dermatite, cólica, hipertensão, estresse, virose, dor, febre, infecção ou inflamação em qualquer parte do corpo.

LARANJA
Possui ação benéfica na estrutura óssea, muscular, urinária e digestiva; regulariza o fluxo de líquidos no organismo, melhora a digestão e a absorção dos nutrientes alimentares; auxilia a produção hormonal das gônadas, estimulando o leite materno, a ovulação, o sêmen; ajuda, também, no tratamento da obesidade, da fratura óssea ou da infertilidade.

Indicado para o desânimo, o negativismo mental, a depressão, a desesperança ou a repressão sentimental; falta de interesse sexual, da libido; estados angustiantes devido à perda profissional ou afetiva; elimina o sentimento de culpa, o ressentimento, a timidez, ajudando a superar os obstáculos pessoais; desenvolve a sensação de prazer, alegria, bem-estar e satisfação.

Não empregue a luz artificial ou água solarizada com a cor laranja em casos de má circulação, coágulo, derrame, cardiopatias, hemorragia, menstruação, erupção na pele, cólica, hipertensão, estresse, virose, dor, febre, infecção ou inflamação em qualquer parte do corpo. Nesse quadro de sintomas, prefira o uso terapêutico da cor do alimento ou da roupa.

AMARELO

Purifica e tonifica o organismo, pois elimina as toxinas; cor muito benéfica para a saúde dos sistemas nervoso, digestório, muscular, esquelético e linfático; igualmente para os neurônios e o cérebro em geral, tanto na sinapse quanto no plano neuropsicológico; excelente nos casos de má digestão, eructação, flatulência, osteoporose, vermes, parasitas, toxinas, convalescença em geral.
Indicado para inibição ou estados hesitantes nos quais não se consegue expressar a opinião nem realizar os desejos; medo de mudanças na vida, dificuldade de socialização, falta de memória, dispersão; desenvolve a reciprocidade, a coragem, a alegria e o ânimo emocional, estimulando de forma positiva a mente consciente, o pensamento, a fala e a memória.

Não administre a luz artificial ou água solarizada com a cor amarela em casos de má circulação, coágulos, derrames, cardiopatias, hemorragia, menstruação, erupções na pele, cólica, hipertensão, estresse, virose, dor, febre, infecção ou inflamação em qualquer parte do corpo.

VERDE

Promove a limpeza orgânica, pois é aplicado como antisséptico, bactericida, germicida e depurativo; também revigora as glândulas endócrinas, estimulando o bom funcionamento dos hormônios; melhora o ritmo cardíaco, a pressão arterial, os problemas digestivos e os respiratórios; auxilia no tratamento de qualquer doença, disfunção ou debilidade, sendo excelente para procedimentos pósoperatórios, favorece a cicatrização.

Indicado para o estresse, o cansaço, a desvitalização, a mágoa; muito útil nos estados de desesperança, de ressentimento, de irritação, de insônia, de ansiedade; ajuda a combater o medo do amor ou de se relacionar; auxilia no relaxamento da tensão muscular e no alívio das dores corpóreas; atua, também, como tônico sexual; proporciona autocontrole, maturidade, jovialidade, alegria, bem-estar, tranquilidade, confiança, amor-próprio, autoestima.

Para a cor verde não há contra indicação alguma.

Essa vibração cromática serve para equilibrar todos os problemas pertinentes às cores quentes ou frias. O verde é uma cor mestre, bivalente – faz tudo, pode tudo, cura tudo. Na dúvida, use-o, sempre.

AZUL

Atua como antitérmico, analgésico, anti-inflamatório, antipruriginoso, adstringente, antisséptico, bactericida, sedativo, sendo a cor balanceadora de qualquer atividade orgânica e adequada para os casos de hemorragia, dor, febre, cólica, azia, gastrite, hipertensão; também desacelera a infecção e a inflamação; o azul é um excelente regenerador celular e equilibrador do sistema circulatório e nervoso.

É indicada para o nervosismo, o estresse, a ansiedade, a hiperatividade, a intolerância, a tagarelice, a impaciência, a incoerência mental ou verbal; receio de expressar os desejos, de discutir, de perder ou de não ser compreendido; estimula a expressão em todos os níveis: a comunicação dos sentimentos e dos pensamentos; auxilia, também, na meditação para o desenvolvimento espiritual: intuição, mediunidade, autocura.


 Não use a luz artificial ou água solarizada com a cor azul em estados de desesperança, desvitalização, desmemória, desânimo, preguiça, inibição, culpa, fracasso, desinteresse sexual, em processo de divórcio, desemprego. Também, em casos de má circulação, pressão baixa, derrame, paralisia, imobilidade, gripe, resfriado, depressão, letargia, taquicardia, frigidez, impotência, constipação. Nesse quadro de sintomas, prefira o uso terapêutico da cor do alimento ou da roupa.

ÍNDIGO

Possui efeito analgésico, anestésico, bactericida, sendo excelente para todos os casos de infecção nos olhos, nariz, ouvido ou garganta; ótimo no tratamento da gripe, virose, hemorragia, tumor em qualquer parte do corpo; auxilia na clínica de doença incurável, crônica ou recorrente.

Indicado para insônia, pesadelo, histeria, obsessão, ciúme, possessividade, estados vingativos ou rancorosos; períodos longos de nostalgia, lembranças boas ou más; excelente para a terapia no combate à dependência química (álcool, drogas, cigarro) ou compulsão (jogo, sexo, dinheiro, alimento); ideal para os períodos de transição, tais como divórcio, demissão, falência, morte, fracasso, pois auxilia na transcendência, no perdão, criando novas perspectivas na vida. 

Não há contraindicação.

VIOLETA

Opera como antibiótico, antivirótico, anti-inflamatório, bactericida, germicida, sendo um ótimo auxiliar no tratamento de qualquer doença física e excelente para o coração, os pulmões, os sistemas imunológico, nervoso e digestório; também acelera a cicatrização ou a cauterização de toda espécie de corte dérmico, lesão muscular ou fratura óssea.

Indicado para os que passaram (recentemente) por grandes traumas psicológicos, emocionais, físicos ou até espirituais; tranquiliza, acalma, conduz à compreensão, à transcendência e ao perdão incondicional; auxilia, também, na limpeza astral, no ato meditativo; desenvolve a intuição e a mediunidade.


Não empregue a terapia com a luz artificial ou a água solarizada com a cor violeta quando a pessoa sofrer de depressão crônica, demência, esquizofrenia, psicose, neurose, loucura, dependência química de qualquer natureza. Nesses casos, prefira o tratamento com a cor rosa, índigo ou verde.

ROSA

Tratada como uma cor auxiliar, a cor rosa também atua com as mesmas características da luz verde – balanceamento. No entanto, é mais indicada nos casos em que se necessita de conforto afetivo, de um alento para a alma sofrida ou traumatizada, tais como divórcio, demissão, abandono, falecimento, doença grave ou crise existencial. Como símbolo do amor, fornece alívio, paz interior, compreensão, perdão e aceitação da vida; desenvolve, também, fraternidade, bondade, tolerância, filantropia e ajuda a elevação espiritual.

Não há contraindicação.

A água solarizada é uma bebida energizante e revigorante, preparada com a energização solar.

COMO PREPARAR ÁGUA SOLARIZADA:


É simples e prático.

Basta colocar água mineral ou filtrada em uma garrafa de VIDRO transparente e depois envolvê-la com papel colorido, como o celofane, na cor desejada.

Você também pode utilizar garrafa de VIDRO colorida.

O próximo passo é tampar a garrafa e expô-la ao sol.

Deixe-a por um período mínimo de uma hora (sol forte), durante metade do dia (sol fraco) ou o dia todo (em dia chuvoso).

O melhor horário para preparar a água é pela manhã, de 8h às 10h.

Após a energização da água através da luz solar, você pode utilizá-la, tomando ao longo do dia em pequenos goles.

O ideal é consumi-la no prazo de 24 horas.

Pode usar para regar plantas e os bichinhos, gatos e cachorros também pode usufruir de seu benefício.

A água solarizada NÃO pode ser fervida, pois assim as partículas tornam se neutras, perdendo a solidarização.

Vale reforçar que as garrafas utilizadas devem ser sempre de vidro, nunca de plástico. O plástico possui materiais tóxicos, como o bisfenol-a, que causa danos à saúde.

PARA SABER SOBRE CURSO - CLIQUE AQUI