"Que possamos ter sempre no coração a gratidão pelo Criador, que, em toda a Sua glória, colocou as ervas nos campos para a nossa cura." Dr. Edward Bach

O que são Florais de Bach?


Dr. Edward Bach (1886-1936) era um médico com ideias avançadas para o seu tempo. Ao longo da sua curta carreira, evoluiu da medicina ortodoxa para o desenvolvimento de uma forma de medicina natural para tratar a saúde emocional e espiritual, muito em sintonia com as tendências da saúde natural de hoje. Passou grande parte de sua vida (entre 1918-1935) descobrindo seu sistema simples de 38 essências florais. Ele estava convencido de que o bem-estar emocional era a chave para a boa saúde geral e seu sistema assimilou o estado de espírito positivo das flores, permitindo-nos redescobrir o lado positivo de nós mesmos.
Dr. Bach desenvolveu um método de cura simples e natural que se baseia no tratamento da personalidade, ou seja, para o Dr. Edward Bach a doença é a manifestação do conflito entre a personalidade encarnada e a essência espiritual.

Os Florais de Bach tratam a pessoa e não a doença.


Dr. Edward Bach deixou duas obras escritas que na minha persepção é um livro de cabeceira e deveria ser uma leitura indispensável: "Cura-te a ti mesmo" e "Os doze curadores".

“Este sistema de tratamento é o mais perfeito que foi dado à Humanidade, dentro de nossa memória viva. Ele tem o poder de curar a doença e em sua simplicidade, pode ser usado nos lares... É a sua simplicidade, combinada com todos os seus efeitos de cura, que o torna tão maravilhoso”. Dr. Edward Bach, Os Doze Curadores.


“As Ervas curam nossos medos, nossas ansiedades, nossas preocupações, nossas falhas e nossos erros, são estes que nós devemos detectar e não a doença, não importando qual seja, ela acabará”. Dr. Edward Bach, os Doze Curadores.

Trechos do livro Cura-te a ti mesmo: 

Uma explicação sobre a causa real e a cura das doenças na visão do Dr. Bach.

“...A razão principal do fracasso da medicina moderna está no fato de ela se ocupar dos efeitos e não das causas...”

“...A doença nunca será curada nem erradicada pelos métodos materialistas dos tempos atuais, pelo simples fato de que, em suas origens, ela não é material. O que conhecemos como doença é o derradeiro efeito produzido no corpo, o produto final de forças profundas desde há muito em atividade e, mesmo quando o tratamento material sozinho parece bem-sucedido, ele não passa de um paliativo, a menos que a causa real tenha sido suprimida. A tendência atual da ciência médica, por interpretar erroneamente a verdadeira natureza da doença e por fixar toda a atenção, com sua visão materialista, no corpo físico, tem aumentado sobremodo o poder da doença; em primeiro lugar, por desviar a atenção das pessoas da verdadeira origem da enfermidade e, portanto, da estratégia eficaz para combatê-la; em segundo, por localiza-la no corpo obscurecendo assim, a verdadeira esperança de recuperação e criando um enorme complexo de doença e medo complexo que nunca deveria ter existido.”

“...Em essência, a doença é o resultado do conflito entre a alma e a mente, e ela jamais será erradicada exceto por meio de esforços mentais e espirituais...”

O surgimento da doença e o caminho da cura

“Há um erro básico que o homem pode cometer; é o de agir contra a Unidade; esse tipo de atitude se deve ao egoísmo. A partir disso, podemos também afirmar que há apenas um tormento básico — o mal-estar, a enfermidade. E, assim como uma ação contra a Unidade 12 pode ser de vários tipos, da mesma forma a doença — uma consequência dessa ação — p ode ser dividida em grupos principais que correspondem às suas causas específicas. A real natureza de uma enfermidade será um guia eficaz para que se identifique o tipo de ação que se está praticando contra a Divina Lei do Amor e da Unidade”. "Cura-te a ti mesmo" - Dr. Edward Bach

Origem da doença

Para o Dr. Edward Bach, a origem das doenças são provenientes de sete defeitos do homem:

• Orgulho
• Crueldade
• Ódio
• Egoísmo
• Ignorância
• Instabilidade Mental
• Cobiça
• Gula

Caminho da cura

Para o Dr. Bach, o conceito de saúde é: Harmonia, integração, individualidade e integridade.

São sete os caminhos do equilíbrio (liberdade):
• Paz
• Esperança
• Alegria
• Fé
• Certeza
• Sabedoria
• Amor

Benefícios dos Florais de Bach

• Calmante natural e ajudam no controle das emoções
• Controle e clareza mental
• Ajuda no tratamento de depressão e ansiedade
• Reduz a insônia
• Ajuda a equilibrar o humor
• Melhora a qualidade do sono
• Ajuda a entender e eliminar os medos
• Auxilia na concentração
• Desenvolve a autoconfiança
• Ajuda no desenvolvimento da autoestima e valorização pessoal
• Aumenta a foco
• Desperta percepção de metas e objetivos
• Não tem contraindicações
• É natural • Pode ser usado por gestantes e bebês (sem veículo alcoólico)  
• Não cria dependência

Terapia Floral

É importante salientar que os Florais de Bach não são medicamentos e não substitui a medicina alopática.

Sendo que, para fazer uso dos Florais de Bach é importante passar por avaliação com um terapeuta qualificado que lhe indicará o Floral que melhor se adequa ao seu estado emocional. 

Dr. Edward Bach,  dividiu as 38 essências de Florais em sete grupos, com o objetivo de simplificar o tratamento.  Todos os Florais foram desenvolvidos entre os anos 20 e 30 do século XX por ele mesmo.

Grupo do Medo

MIMULUS
Negativo: medo das coisas conhecidas e timidez.
Positivo: coragem para sermos nós mesmos, coragem para enfrentarmos o que tememos; espontaneidade para se colocar.

ROCK ROSE
Negativo: terror e pânico.
Positivo: coragem heróica, coragem de vida para enfrentar a morte, resgate.

CHERRY PLUM
Negativo: medo de perder o controle físico, mental e emocional.
Positivo: auto controle físico, emocional e mental, clarear os sentimentos em conflito.

ASPEN
Negativo: medos e preocupações de origem desconhecidas, presságios e pressentimentos indefinidos.
Positivo: coragem para viver o novo com alegria e confiança, desvelar ou clarear o que está inconsciente.

RED CHESTNUT
Negativo: medo ou preocupação que aconteça algo de ruim com os seres queridos. Positivo: pensamento positivo e protetor para nossos seres queridos.  

Grupo de Incerteza e Insegurança

CERATO
Negativo: decide, mas duvida de sua decisão, busca conselho e confirmação dos outros. Positivo: confiar na voz interior ou intuição.

SCLERANTHUS
Negativo: indecisão entre duas situações.
Positivo: se decidir perante as situações e perante a vida (posicionar-se).

GENTIAN
Negativo: desânimo após uma causa conhecida perdeu a Fé.
Positivo: confiar na providência Divina que nos protege e abre as portas para nossa vida, Fé no Divino, ânimo para vencer os obstáculos.

GORSE Negativo: falta de esperança e "desistiu de lutar".
Positivo: esperança, ânimo para retomar a luta pela vida.

HORNBEAM
Negativo: preguiça da "segunda feira de manhã", insegurança na sua energia de realização do trabalho, mas tem energia para o prazer.
Positivo: ânimo e confiança para realização das atividades do cotidiano, do dia a dia, rotina.

WILD OAT
Negativo: incerteza sobre qual direção seguir na vida, falta de propósito, estar perdido. Positivo: firmeza, de propósito, direção na vida, definir profissão, clarear e direcionar as metas de vida.  

Grupo de Falta de Interesse no Presente

CLEMATIS
Negativo: sonhador, pensamentos no futuro, falta de praticidade e concretização. Positivo: criatividade para concretização, de sonhos e ideais de vida, estar presente na Terra com os "pés no chão", praticidade.

HONEYSUCKLE
Negativo: vive no passado ou pensando no passado.
Positivo: dar entendimento das vivências mal resolvidas do passado para nos libertar e vivermos bem o presente, liberta das emoções que nos prendem ao passado.

WILD ROSE
Negativo: resignação e apatia.
Positivo: sentir a vida plenamente, participar da vida, vibração e luz da nossa essência sobre nosso corpo, aceitar a vida com dinamismo.

OLIVE
Negativo: falta de energia vital.
Positivo: é a própria energia vital para recarregar e resgatar a força para enfrentarmos momentos de luta por nós e pelos outros, recarregar a bateria, estar sempre pronto para a luta.

WHITE CHESTNUT
Negativo: pensamentos indesejáveis, preocupantes, fixos que causam tormento mental. Positivo: clareza e calma mental para vermos saída para nossos problemas e preocupações.

CHESTNUT BUD
Negativo: dificuldade em aprender com os erros, repetindo as mesmas situações. Positivo: perceber nossas vivências anteriores para serem lições positivas, aprendizado das lições da nossa vida, memorização do que não conseguimos gravar ou entender.

MUSTARD
Negativo: tristeza profunda sem causa conhecida, cíclica.
Positivo: clarear o porque da tristeza que está no inconsciente, trazer alegria para viver a vida plenamente.

Grupo de Solidão

WATER VIOLET
Negativo: r
eservado, sério, fechado nos sentimentos, gosta de solidão.
Positivo: leveza, alegria, abertura perante a vida, participar e conviver com as pessoas de um modo leve e aberto.

IMPATIENS
Negativo
: Impaciente.
Positivo:
paciência, gentileza, ritmo equilibrado e perseverança para esperar a hora certa.

HEATHER
Negativo
: gosta de ser o centro das atenções, sofre pela solidão, dificuldade de ser compreendido.
Positivo:
comunicação clara e direta através do coração, conseguir conviver bem mesmo quando sozinho, satisfação e plenitude perante a vida e nos relacionamentos.

Grupo de Hipersensíveis às Influências e Ideias Externa

AGRIMONY Negativo: tormento interior escondido atrás de um rosto sorridente. Positivo: é o floral da verdade interior, conseguirmos colocar o que realmente estamos sentindo ou pensando, paz interior por conseguirmos ser nós mesmos.

CENTAURY
Negativo: vontade, personalidade ou corpo fracos, servil, submissão, permite a dominação.
Positivo: vontade forte, personalidade forte, fortalecimento do corpo, libertar-se das dominações das pessoas, dos vícios e das paixões, servir pelo Eu Superior.

WALNUT
Negativo: dificuldade frente à mudanças e sofre por influências externas do presente e do passado.
Positivo: é floral da individualidade, proteção frente a influências externas do presente e do passado, rompe os laços do presente e do passado, facilita adaptações de mudanças e novas fases de vida.

HOLLY Negativo: ódio, inveja, ciúmes vingativo, revoltado.
Positivo: é o floral para nos ajudar a enfrentar as contrariedades da vida, aceitação e transformação das "injustiças" contra nós, é o próprio amor universal que nos protege nos momentos que tudo está contra nós. 

Grupo do Desespero

LARCH
Negativo: falta de confiança na sua capacidade.
Positivo: valorização da nossa capacidade, acreditar que seremos capazes de vencer qualquer dificuldade, despertar potenciais ou capacidades que temos latentes e não aproveitamos.

PINE
Negativo: auto-reprovação por seus atos e até dos outros, culpa.
Positivo: perdão pelas nossas atitudes erradas, merecimento de sermos felizes, merecimento de termos e aproveitarmos o Divino.

ELM
Negativo: sobrecarregado por excesso de obrigações que a vida lhe impõe e que humanamente é impossível dar conta.
Positivo: é o floral que nos ajuda entender a real missão da nossa vida, nos dá a saída de como lidarmos com as obrigações impostas, sem deixarmos de cumprir nossa missão.

SWEET CHESTNUT
Negativo: desespero mental extremo, não entende o porque de seu sofrimento e não vê saída.
Positivo: entendermos o porque do sofrimento, ter uma Luz de saída para nos libertar do nosso sofrimento.

STAR OF BETHLEHEM
Negativo: sofrimento por choques e traumas do presente e do passado, inconsolável. Positivo: "consolador de almas", cicatrizante do corpo físico e emocional por traumas ou intervenções cirúrgicas. Ë luz da estrela no meio da escuridão.

WILLOW
Negativo: ressentimento, mágoa, negativismo, pode se sentir a vitima.
Positivo: positivismo para transformarmos situações negativas de nossas vidas, transformação e entendimento das decepções da nossa vida, alegria e perceber que é o responsável por sua própria felicidade.

OAK
Negativo: lutador, mas não respeita sues limites, se sobrecarrega de obrigações que pega para si.
Positivo: nos ensina a direcionar e sabermos usar a nossa força de luta, nos ensina a respeitar nossos limites físicos e mentais, continua lutando pelo mundo sem carregar ninguém nas costas.

CRAB APPLE
Negativo: se auto reprova por sua aparência, sentimento de impureza.
Positivo: é o floral da purificação do corpo e da mente, clareza para vermos as coisas na proporção exata, melhorar a auto estima, para nos ajudar a transformarmos o que não gostamos em nossa aparência.  

Grupo de Cuidado Excessivo com os Outros

CHICORY
Negativo: possessividade, ciúmes, apego, faz muito pelo outro, mas cobra em troca. Positivo: amor incondicional, desapego físico e emocional, aprender a cuidar do outro sem cobrança e sem controle.

VERVAIN
Negativo: eufórico, quer convencer aos outros do que acredita.
Positivo: entusiasmo perante o que acredita, tocar ao outro através da transformação aplicada e vivenciada em sua própria vida.

VINE
Negativo: dominador impõe sua vontade, autoritário, cruel com ele e com o outro. Positivo: saber usar bem a autoridade com as pessoas para não nos tornarmos autoritários, compaixão perante o mundo, ser um bom líder, assumir o papel de Mestre, aquele que transforma pelo coração.

BEECH
Negativo: intolerância, crítico, só vê o negativo do outro.
Positivo: tolerância é o papel do educador, aprender a ver e despertar o positivo nas pessoas e na vida, ver beleza e bondade em tudo que o rodeia.

ROCK WATER
Negativo: auto exigência exagerada, perfeccionismo, quer ser o modelo para os outros. Positivo: ser responsável, mas se permitir viver e sentir os prazeres da vida, ser flexível consigo mesmo e levar a vida de um modo mais leve, ser um exemplo simples, leve, sem sacrifícios para mostrar o positivo e a pureza interior.  

Rescue

O Rescue foi a única combinação que Dr. Bach criou.

As suas 3 indicações básicas são:

1. Sofrimentos agudos e emergências -  é a indicação principal.
2. Sofrimentos antecipatórios - todas as situações em que sofremos antes, como antes de exames, entrevistas, dentista, ginecologista, viagens, do pré-cirúrgico ao pós-cirúrgico, quando o médico der alta.
3. Pode ser utilizado a longo prazo, nos casos de pessoas que passam por sofrimentos crônicos, que tomam vários remédios para o físico, ou psiquiátricos, pois o Rescue harmoniza e tira os efeitos colaterais em que um remédio alopático afeta o outro e a pessoa passa mal.

Foi somente em 1935, que Dr. Bach completou seu Sistema Floral com 38 Essências, e fez o Rescue com 5 componentes, acrescentado mais 2 aos 3.

Portanto o Rescue tem 5 componentes:
• Rock Rose - coragem de vida para enfrentarmos momentos difíceis, e melhora os sangramentos;
• Impatiens - paciência, calma, para relaxar até chegar o socorro;
• Cherry Plum - ter lucidez nos momentos difíceis;
• Star of Bethlehem - cicatrização de choques e traumas físicos ou emocionais;
• Clematis - para estarmos acordados e presentes para ajudar a recuperação.